domingo, 16 de junho de 2013

TEXTO "AVESTRUZ" de MÁRIO PRATA - PROFESSORA LOURDES BERNADETE BATISTELA


POR LOURDES BERNADETE  BATISTELA



AVESTRUZ
                                                                                           
  




   
Mário Prata

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos,
uma avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em
Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era
minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino
conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo
impressionou o garoto.
Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se
entregavam em domicílio.
E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A
avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz,
deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado
primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa
uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a
altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato.
Mas eu estava falando da sua criação por deus. Colocou um pescoço que
não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de
asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar
que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois
dedos em cada pé.
Sacanagem, Senhor!
Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo.
Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente,
olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em
forma de salsicha.
Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao
seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que
elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta,
entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM. Uma avestruz com
TPM é perigosíssima!
Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da
minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de
avestruzes correndo pela sala do apartamento.
Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo.
Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente,
inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo.
máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e,
principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai
bem.
Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz
por cinco gaivotas e um urubu.
Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho
mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
PRATA, Mário. Avestruz.

Desenvolvimento da Situação de Aprendizagem construída no encontro presencial e aplicada em sala de aula pela Professora Lourdes Bernadete Batistela na EE DR Domingos de Magalhães. ( Realizada apresentação em 14/06/2013)

Objetivo : Mostrar aos alunos os procedimentos da leitura compartilhada, além de ampliar e explorar suas capacidades e habilidades.

Texto: " AVESTRUZ"

Autor : Mário Prata

Público Alvo : 8º ano

Antes da Leitura - Falei sobre o escritor Mário Prata solicitando pesquisas. Pesquisado sobre isso, partimos em busca da biografia e bibliografia.
Para inserção deste tema desenvolvi um sucinto diálogo com meus alunos os indagando sobre Avestruz : - Como ela é ? Já ouviram falar que fulano tem estômago de Avestruz ?
Procuramos juntos os significados para o animal Avestruz no dicionário para aprofundar o conhecimento e obter informações desse animal.

Já informados, mostrei fotos e apresentei dois vídeos um no perfil documentário e outro animado.








Uma bela avestruz, chamada de feia, sonha que é bonita ao seu
jeito.

Ao som da música "Beautiful", de Christina Aguilera.




                    
Filme gravado por Fernando C.Villafranca sobre criação
de Avestruzes, desde o nascimento, passando pelas
diversas fases de desenvolvimento da ave, e até a
comercialização.



                           http://www.youtube.com/watch?v=OMu7AW7KmhI







Durante a Leitura - Cada aluno fez sua leitura individual. Depois os alunos foram divididos em duplas propositalmente, um com maior dificuldade junto ao que apesenta maior facilidade. Somente assim um poderia auxiliar ao outro e interagirem.
Solicitei então , que retirassem do texto as palavras desconhecidas circulando também as palavras em inglês que haviam no texto. Eles também retiraram do texto palavras do cotidiano como : TPM, MENOPAUSA.
Fizemos um questionameto sobre a origem de : STRUDIO CAMELUS AUSTRALIS
Comentamos sobre as 10 curiosidades do Avestruz originado da África.

O avestruz é a maior ave do mundo, só que não voa ! Veja 10 curiosidades sobre o animal.


1. O avestruz é a maior ave que existe. Mas ele não voa. Suas assas servem de proteção e ajudam o bicho a se equilibrar quando corre.

2. Existe apenas uma espécie  de avestruz. Ela é originária da África, onde a ave vive nas savanas e estepes. Como é muito resistente e se adapta a vários climas, foi levada para várias partes do mundo, inclusive o Brasil.

3. O avestruz adora calor. Ele consegue suportar temperaturas muito altas, de cerca de 55 graus centígrados.

4.O alimento preferido do avestruz é um besouro que tem cor de metal. Por isso, tudo o que brilha chama a atenção dele e pode acabar comendo pregos, relógios e outros objetos por engano.

5. O avestruz também engole areia e pedregulhos. Ele tem dois estômagos. Um deles digere os alimentos pela ação de enzimas. No outro, os pedregulhos ajudam a triturar o que não foi dissolvido pelas enzimas.


                                             Seus olhos são maiores do que seu cérebro !  


6. Essa ave é tão gulosa que costuma colocar a cabeça em buracos para procurar mais comida. Ela não faz isso porque é tímida, não.

7. O avestruz é gigante mas tem a cabeça bem pequena. Tanto que os olhos dessa ave são maiores que o cérebro. As pernas são musculosas e dão chutes fortes nos inimigos.Os pés têm dois dedos, apenas um deles com unha.

8. O avestruz macho é maior que a fêmea. Ela faz o ninho, bota cerca de cinquenta ovos, dpois por semana, e choca-os durante o dia. À noite, é a vez do macho aquecer os avos com o corpo.

9. O ovo do avestruz é o maior que existe. Pesa quase 1 quilo e meio e seu tamanho corresponde a vinte e cinco ovos de galinha. A casca é tão grossa que é usada por alguns povos para carregar água e comida.

10. O filhote de avestruz nasce depois de quarenta dias em que o ovo é chocado, aquecido pelo corpo dos pais.Com um dia de vida ele já deixa o ninho e com um ano já está do tamanho de um avestruz adulto. 

Fizemos o estudo da ideia principal de cada parágrafo, para apreender o sentido global do texto.


Depois da Leitura -  Apreciaram o texto ? - Perguntei .

Pedi para que registrassem as dificuldades encontradas para compreensão.

Prossegui os questionamentos :

- O texto é narrado em primeira pessoa ou em terceira ? Retire uma passagem do texto justificando sua resposta.

- Quantas são as personagens ? Qual é a personagem principal ?

- Caracterize as personagens .

- Em quanto tempo se passa a história ?

- Quanto tempo dura a ação ?

 - Onde tudo ocorre ?

- Qual o tipo de linguagem utilizada nesse estilo de texto ?

- Localize no primeiro parágrafo uma figura de linguagem que represente a ironia utilizada pelo escritor ?

- É  uma narrativa curta ? Se trata do cotidiano ?

- Desperta a imaginação do leitor ? Grife os trechos que isso ocorre.

Produção de Texto

Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita, produzindo uma crônica narrativa com base na seleção de um dia especial em suas vidas.

Orientações para construírem o texto

Antes de escrever organizem suas ideias.

- Qual será o foco narrativo em que a história será contada ?

- Qual a sequência de acontecimentos principais ? ( Por ser um texto curto, não indique muitos acontecimentos). Divida-os em três etapas, conforme as situações questionadas abaixo:

Qual será a situação inicial e qual será o conflito ? / Quais serão os desenvolvimentos do conflito ? Indique alguns fatos decorrentes do conflito inicial. / Qual será o clímax e como será o desfecho? / Qual a linguagem mais apropriada : um tom de conversa ou um tom mais formal ? Em que pessoa será escrito primeira ou terceira ? / Que tipos de acontecimento você escolherá : engraçado, que farão o leitor rir ou mais sérios que farão o leitor refletir.

- Em quanto tempo se passará a história ? Um dia inteiro ? algumas horas ?

- Em que espaço(s) a história vai se desenrolar ?

- Quais serão as personagens ?

Após todos estes questionamentos recapitulei as características da crônica, e esclareci possíveis dúvidas.
Pedi que iniciassem a produção em seu caderno da primeira versão da crônica. Observando a organização dos parágrafos.

Analisei duas crônicas produzidas coletivamente e fui anotando na lousa e retomei os questionamentos anteriores para constatar que haviam utilizado na crônica narrativa versão dos alunos.

Finalizando esta etapa, percebi o ânimo dos alunos em conhecerem outras crônicas, selecionei algumas e lemos em aula.

2 comentários:

  1. Gostei bastante da situação de aprendizagem postada por vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Bernardete e sua turma mostra como aprender é prazeroso e enriquecedor e que, após um bom planejamento de uma situação didática, o resultado final é sempre compensador. Parabens pelo blog

    ResponderExcluir