Por Márcia Sanchez
Minha primeira professora, alfabetizadora foi minha mãe, ela que somente cursara até o quarto ano. Com ela aprendi as primeiras letras e a magia da leitura. Na minha época entrei diretamente na primeira série. Não via a hora de conhecer meus novos colegas e a professora. Conheci D. Mercedes, era simplesmente maravilhosa! Adorava-a, através dela complementei minha leitura.
Os anos se passaram e ao entrar na (antiga) quinta-série, conheci D. Rose, uma outra maravilhosa professora. Ela sempre elogiava minhas redações e as lia para a classe e eu como qualquer aluno, morria de vergonha, mas no íntimo estava muito feliz pelo reconhecimento. Um dos livros inesquecíveis dessa época e que me marcou muito foi “Quando florescem os ipês- Ganymedes josé, maravilhoso! E, ao entrar no Ensino Médio conheci aquela que me fez ver o quanto adorava ler, o quanto queria ser como ela! D. Marizete..doces lembranças...
Ao adentramos no mundo de um livro, iniciamos uma viagem cheia de encantos e deslumbramentos, é como me sinto ao me deparar com alguns títulos. É esse momento maravilhoso que queremos que o aluno passe por ele, descubra o sabor da leitura, as diferentes maneiras de participar dessa linda fantasia e mergulhar nesse mundo de encantos.
A leitura compartilhada, o estímulo diário ao iniciar nossas aulas, irá com certeza despertar o desejo dos mesmos, e assim, estar pronto para saber analisar qualquer tipo de texto e ser um cidadão competente, crítico e ávido por novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário