Situação de Aprendizagem
"Pausa" – Moacyr Scliar
Antes
da Leitura
ü
Chamar
atenção do aluno com relação ao tema;
ü
Tipologia
textual (Crônica);
ü
Quais
as características de uma crônica?
ü
Expectativa
em função do autor;
ü
Com
base nas respostas dos alunos o professor faz as devidas intervenções;
Durante
a leitura
ü
Questioná-los
qual a finalidade do texto;
ü
Esclarecimentos
de palavras desconhecidas como:
a)
Vacilantes
b)
Chambre
c)
Vorazmente
d)
Longínquos
e)
Carcomido
f)
Lancinante
g)
Soturno
ü
Identificação
de parágrafo chave e intertextualidade através de uma música ou texto;
ü
A
partir deste parágrafo instigá-los a dar continuidade para o texto, o aluno vai
dar um final diferente para a crônica;
Depois
da leitura
ü
Divisão
dos grupos;
ü
Trazer
uma crônica para a classe;
ü
Fazer
a leitura em grupo e analisar as crônicas quanto as suas características
textuais e estrutura;
ü
Selecionar
as palavras desconhecidas e montar um bingo com essas palavras e posteriormente
buscar o seu significado;
ü
Finalizar
com uma produção escrita do gênero crônica ;
ü
Selecionar
duas crônicas para fazer a reescrita.
Grupo 2- Terça
feira 2º Encontro
Elaine Perazolli
Elizangela Santos
Lúcia Souza
Neide Barasca
Rosemary Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário